Conferência 30 ANOS +
Entrega Prémio Maria de Sousa 2024

Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa
9 de outubro, 17:00

Será que os médiuns diferem dos não médiuns em termos de personalidade, cognição e qualidade de vida?

“Será que as características psicológicas e o bem-estar dos sujeitos que experienciam mediunidade incorporativa são significativamente diferentes daqueles que frequentam os mesmos rituais religiosos, mas não experienciam mediunidade?” foi uma das questões de investigação endereçadas no artigo The mind possessed: well-being, personality, and cognitive characteristics of individuals regularly experiencing religious possession publicado na revista científica Brazilian Journal of Psychiatry. Miguel Farias, investigador principal do projeto de investigação 346/16 - The mind possessed project: Mapping the varieties of possession experiences concluiu que não existem diferenças entre os grupos, com exceção da ansiedade, que se revelou superior nos não médiuns.

Ordem dos Médicos e Fundação BIAL entregam 2ª edição do Prémio Maria de Sousa

A cerimónia de entrega da 2ª edição do Prémio Maria de Sousa decorreu no dia 14 de novembro no Teatro Thalia, em Lisboa, e contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, a presidir à sessão, da Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, em representação do Ministro da Saúde, e do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira.

Estarão a imaginação e a realização da ação associadas aos mesmos mecanismos cerebrais?

No âmbito do projeto 193/18 - The essential role of the dorsolateral prefrontal cortex in motor imagery: A TMS interference study, Scott Glover e colaboradores publicaram na revista Behavioural Brain Research o artigo “TMS over dorsolateral prefrontal cortex affects the timing of motor imagery but not overt action: Further support for the motor-cognitive model”.