Conferência 30 ANOS +

Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa
9 de outubro, 17:00

Fundação BIAL

Há 30 anos a distinguir e apoiar os que procuram avançar na ciência e no conhecimento em Portugal e no mundo.

Últimas Novidades

Não perca os nossos Destaques e Science Stories

Sobre nós

Prémios

Apoios

Simpósios

Notícias

O seu cão tem competências sociais?

Estudo revela que a visualização do rosto do dono funciona como reforço social positivo para os cães. Conheça resultados intrigantes sobre o “melhor amigo do homem”.

Notícias

Pode o cérebro recuperar informações motoras não visualizadas durante a audição de vocalizações?

Alice Tomassini, apoiada pela Fundação BIAL no âmbito do projeto 246/20 - The hidden rhythm of interpersonal (sub-)movement coordination, concluiu que durante a audição da fala, o cérebro reconstrói informações articulatórias que não estão disponíveis visualmente. Estes resultados são detalhados no Speech listening entails neural encoding of invisible articulatory features publicado na revista científica NeuroImage.

Bolsa de Doutoramento Nuno Grande 2022: candidaturas abertas

Estão abertas a partir de hoje as candidaturas para a Bolsa de Doutoramento Nuno Grande 2022, no valor de 25.000€. Os candidatos devem, no momento da submissão da candidatura, estar inscritos no Programa Doutoral em Ciências Médicas do ICBAS. As candidaturas estão abertas até 20 de janeiro de 2023.

Saber mais

Será que o humor afeta a nossa confiança?

“O humor e a confiança flutuam de forma independente na população adulta saudável” foi uma das conclusões do estudo “Mood and implicit confidence independently fluctuate at different time scales” publicado na revista científica Cognitive, Affective, & Behavioral Neuroscience, e desenvolvido no âmbito do projeto de investigação 117/18 – The neuronal basis of biases, liderado por Rubén Moreno Bote e apoiado pela Fundação BIAL.