Reconhecimento do trabalho científico

Prémio BIAL de Medicina Clínica

Com o objetivo de incentivar a pesquisa médica e divulgar obras de grande repercussão na área da investigação médica, em 1984 foi criado o Prémio BIAL. Decorreu, desde essa data, bianualmente, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, e os patrocínios do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e da Ordem dos Médicos.

Reconhecendo e distinguindo a investigação básica e clínica, o Prémio BIAL afirmou-se como um dos maiores galardões na área da Saúde em toda a Europa. Até à edição de 2016, contemplou duas modalidades: o Grande Prémio BIAL de Medicina, destinado a galardoar obras intelectuais escritas, de índole médica, com tema livre, representativas de uma investigação de grande qualidade e relevância científica; e o Prémio BIAL de Medicina Clínica com o objetivo de galardoar um tema livre de elevada qualidade intelectual, dirigido à prática clínica e em que pelo menos um dos autores tem de ser médico nacional de um país de expressão oficial portuguesa.

Ao longo das edições realizadas, este galardão acompanhou a evolução e as tendências da Medicina, tendo premiado diversos trabalhos no âmbito das doenças civilizacionais, genética, medicina molecular, imagiologia, terapêuticas substitutivas e regenerativas, entre muitos outros.

Desde a sua instituição, o Prémio BIAL analisou 703 obras candidatas e mobilizou 1823 investigadores, médicos e cientistas de 21 países. Em 20 edições, distinguiu 108 trabalhos de 310 autores, tendo sido editadas e distribuídas gratuitamente aos profissionais de saúde 43 obras premiadas, num total de mais de 326.000 exemplares.

BIAL Award in Biomedicine

Em 2018, com o intuito de alargar o âmbito de atuação da Fundação BIAL e de reconhecer o que de mais notável e relevante tem sido descoberto na área biomédica, foi criado o BIAL Award in Biomedicine. Este novo Prémio, no valor de 300 mil euros, destina-se a galardoar uma obra publicada na vasta área biomédica, nos últimos dez anos, que traduza um trabalho com resultados de excecional qualidade e relevância científica. Só podem ser candidatas obras propostas pelos membros do Júri, por alguns Órgãos Sociais da Fundação BIAL e por Sociedades Científicas.

O BIAL Award in Biomedicine conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, e os patrocínios do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e da European Medical Association.

O BIAL Award in Biomedicine é atribuído em anos alternados com o Prémio BIAL de Medicina Clínica, que mantém o objetivo de distinguir um trabalho original, de índole médica e dirigido à prática clínica.

Prémio Maria de Sousa

Em homenagem à médica e grande investigadora Maria de Sousa, a Ordem dos Médicos e a Fundação BIAL promovem, em parceria exclusiva e a partir de 2021, o Prémio Maria de Sousa, que visa galardoar e apoiar jovens investigadores científicos portugueses, até aos 35 anos, em projetos de investigação na área das Ciências da Saúde, incluindo obrigatoriamente um estágio num centro internacional de excelência.

Com um valor até 150 mil euros, este Prémio, que conta com o alto patrocínio do Presidente da República, visa apoiar até cinco projetos de investigação científica que se encontrem em curso, ou a iniciar, por um prazo máximo de dois anos.

Maria de Sousa será sempre recordada como uma personalidade ímpar da ciência a nível mundial, que marcou de forma incontornável não só o desenvolvimento científico e académico em Portugal, como também o percurso e a história desta Fundação. Ao premiar jovens investigadores estamos a perpetuar o trabalho único de Maria de Sousa, que sempre procurou criar condições para que os jovens cientistas pudessem concretizar os seus sonhos.

Prémio BIAL de Medicina Clínica

O Prémio BIAL Medicina Clínica visa galardoar uma obra intelectual, original, de índole médica, com tema livre e dirigida à prática clínica, que represente um trabalho com resultados de grande qualidade e relevância.

Premio Bial De Medicina Clinica Logo@2X

BIAL Award in Biomedicine

O BIAL Award in Biomedicine visa galardoar uma obra publicada na vasta área biomédica, nos últimos dez anos, que represente um trabalho com resultados de excecional qualidade e relevância científica.

Bial Award In Biomedicine Logo

Prémio Maria de Sousa

A Ordem dos Médicos e a Fundação BIAL promovem, em parceria exclusiva, o Prémio Maria de Sousa, que visa galardoar e apoiar jovens investigadores científicos portugueses, até aos 35 anos, em projetos de investigação na área das Ciências da Saúde, incluindo um estágio obrigatório num centro internacional de excelência.

Fb Logopms 800X625 01