14º Simpósio
“Aquém e Além do Cérebro”

3 a 6 de abril 2024
Inscrições abertas

Candidaturas abertas

Candidaturas abertas

Apoios à Investigação Científica

Nas áreas da Psicofisiologia e Parapsicologia

Identificação de molécula envolvida na extinção do medo abre caminho a novas terapias para a ansiedade

Descoberta de mediador responsável pela alteração das memórias de medo pode contribuir para a criação de novas terapias para o tratamento da ansiedade.

Será que a cegueira afeta o modo como avaliamos se uma emoção é autêntica ou fingida?

Resultados indicaram que participantes que se tornaram cegos mais tardiamente tiveram pior desempenho na avaliação da autenticidade emocional.

Experiências subjetivas de morte pessoal induzidas pela Ayahuasca

Investigadores analisaram estudos sobre experiências autorrelatadas relacionadas com a sensação de morte durante cerimónias de ayahuasca.

14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”: inscrições abertas

Já abriram as inscrições para o 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, que vai debater o tema "Criatividade", entre 3 e 6 de abril, no Porto.

Efeitos de uma intervenção mindfulness online

No âmbito do projeto de investigação 104/18 - Effect of mindfulness on EEG brain activity for cognitive and psychological well-being in the elderly, liderado por Samantha Galluzzi, a equipa de investigação visou avaliar os resultados cognitivos, psicológicos e fisiológicos, a curto e longo prazo, de uma intervenção baseada em mindfulness (MBI) de 8 semanas, adaptada para videoconferência em direto, num grupo de idosos saudáveis. Os resultados, publicados na revista científica BMC Geriatrics, no artigo Cognitive, psychological, and physiological effects of a web-based mindfulness intervention in older adults during the COVID-19 pandemic: an open study indicam que os participantes melhoraram em vários domínios, incluindo memória verbal, atenção alternada e funções executivas, consciência interoceptiva e ruminação entre o antes e o depois do MBI e no follow-up de 6 meses (T6). De notar que as mudanças mais significativas, com tamanhos de efeito médios, foram observadas na memória verbal imediata e na autorregulação na consciência interoceptiva, e estas melhorias mantiveram-se em T6. Além disso, o estudo revelou alterações na modulação da atividade alfa1 e alfa2 do EEG, que se correlacionaram com melhorias na atenção alternada, função executiva e ruminação.

Será que a autossugestão modula a nossa realidade?

A autossugestão postula que os indivíduos podem influenciar os seus próprios estados mentais e fisiológicos através da repetição de um pensamento, a chamada sugestão. A equipa de investigação liderada por Elena Azañón testou se a autossugestão pode alterar a perceção somatossensorial dos participantes num dedo. Em três experiências independentes, os participantes foram solicitados a modular a intensidade percebida de estímulos vibrotáteis na ponta do dedo através da autossugestão de que essa perceção parece muito forte (Experiência 1, n = 19) ou muito fraca (Experiências 2, n = 38, e 3, n = 20), enquanto eram solicitados a relatar a frequência percebida. Curiosamente, um aumento na intensidade dos estímulos vibrotáteis, mantendo a frequência constante, pode levar a um aumento ou a uma diminuição na sua frequência percebida. Embora a direção desse efeito seja diferente entre as pessoas, ele é geralmente constante dentro de um indivíduo e pode, portanto, ser usado para testar o efeito da autossugestão num desenho intra-sujeitos. Observou-se que a tarefa de alterar a intensidade percebida de um estímulo tátil por meio da autossugestão modula a perceção da frequência tátil. Este estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação 296/18 - The power of mind: Altering cutaneous sensations by autosuggestion, apoiado pela Fundação BIAL, e publicado na revista científica Scientific Reports, no artigo How the inner repetition of a desired perception changes actual tactile perception.