Podem os mecanismos de funcionamento cerebral ser afetados pela perceção de stress?

Pedro Morgado, apoiado pela Fundação Bial no âmbito do projeto 206/16 – Developing a neurofunctional intervention for emotion regulation under stress demonstrou que maiores níveis de stress percebido estão diretamente associados a um aumento da conetividade entre a amígdala e as regiões do córtex frontal, o que deriva de uma redução do padrão de atividade entre a amígdala e hipocampo, que evolui em direções opostas comparativamente com as restantes zonas cerebrais. O artigo que detalha estes resultados “Perceived stress modulates the activity between the amygdala and the cortex” foi publicado na revista científica Molecular Psychiatry.

Cerimónia de entrega do Prémio Maria de Sousa: 2ª edição - 2022

Os vencedores do Prémio Maria de Sousa | 2ª edição – 2022 serão anunciados na cerimónia de entrega que terá lugar no dia 14 de novembro de 2022, às 18:00, no teatro Thalia em Lisboa, e será realizada em formato híbrido.

Será que os dilemas morais têm diferentes respostas neuronais ao longo do ciclo de vida?

No âmbito do projeto The Aging Social Brain – Neural and behavioral age-related changes in social cognition and decision-making, João Marques-Teixeira e colaboradores publicaram na revista Neuroscience Letters o artigo “Awareness to utilitarian responses in later life: An ERP study with moral dilemmas”.