Teresa Paiva

“A Fundação BIAL, ao propor financiamento científico para áreas de fronteira entre o conhecimento e a ciência, lançou com sucesso uma “pedra no charco”, cuja ondulação não tem parado de crescer. Por outro lado, tem sido um exemplo de financiamento científico privado com metodologia de rigor e, por isso mesmo, muito importante no nosso país. O peso internacional que progressivamente vai adquirindo é mais um indicador da qualidade do seu trabalho. Finalmente, representa a realização de um sonho, a sublimação de uma ideia e a concretização de uma missão."

Teresa Paiva licenciou-se em Medicina em 1969. É atualmente Diretora Clínica do CENC – Centro de Medicina do Sono, investigadora do CHRC- UN e do ISAMB-FM-UL e colaboradora das Pós-graduações em Psicologia do Sono da UCP e Sono da Infância e Adolescência da ESSCVP. Tem uma atividade clínica intensa e mantém atividade cientifica e didática.

É Neurologista, Neurofisiologista com Competência em Medicina do Sono e Somnologista Europeia. Foi Professora Associada convidada de Neurologia da Faculdade Medicina-UL e de Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico-UL. Organizou a 1ª Consulta de Cefaleias, o 1º laboratório de Sono em Portugal e o 1º Mestrado mundial de Ciências do Sono. Sócia fundadora nº 1 da Associação Portuguesa de Sono.

Em 2015 iniciou o projeto do Sleep & Nature Hotel, que foi inaugurado a 30 junho de 2022. Durante a pandemia de COVID desenvolveu o projeto nacional COVID, Saúde, Sono e Hábitos em colaboração com o ISAMB, CHRC, Universidade de Évora e múltiplas instituições.

Tem tido uma atividade intensa e frequente na divulgação do Sono para o público e profissionais. Tem 190 artigos em revistas, 85 capítulos de livro e 15 livros publicados em várias línguas. As citações de trabalhos científicos aumentam anualmente de forma progressiva, de modo mais nítido após a reforma em 2005 (em 2023 tem 6384 citações, h index de 45 e i10 de 110).

Recebeu ao longo da vida diversos prémios, designadamente prémios BIAL. É responsável pelos websites www.isleep.pt e www.sonocenc.pt.

Teresa Paiva