Stefan Schmidt

“A Fundação BIAL é um local onde a ciência é entendida como um processo que precisa de refletir e repensar continuamente os seus próprios pressupostos e fronteiras – para mim esta é a abordagem mais inovadora e criativa possível.”

Stefan Schmidt nasceu em 1967 em Stuttgart, Alemanha. Estudou em Konstanz e Freiburg e licenciou-se em Psicologia, com posterior doutoramento em Psicofisiologia pela Universidade de Freiburg.

Em 2009, foi nomeado Professor Heymans em Experiências Excecionais pela Universidade de Estudos Humanísticos em Utrecht (NL). Em 2010, tornou-se Professor Assistente de Estudos de Saúde Transcultural na Universidade Europeia Viadrina em Frankfurt (Oder). Desde 2018, ocupa o cargo de Professor Catedrático de Terapia Familiar Sistémica no Departamento de Medicina Psicossomática da Universidade de Freiburg, Alemanha. Desde 2021, é também Membro da Direção do Institute for Frontier Areas in Psychology and Mental Health, Freiburg, um dos maiores institutos de investigação dedicados à investigação sistemática e interdisciplinar de fenómenos e anomalias até agora insuficientemente compreendidos.

Os interesses de investigação de Stefan Schmidt visam principalmente campos nas áreas de fronteira da ciência, onde os paradigmas e pressupostos existentes são desafiados. Os seus projetos de investigação estão centrados na interface da saúde, espiritualidade e consciência, mais precisamente na meditação, mindfulness, placebo, parapsicologia, corporeidade, além de abordagens sistémicas em psicoterapia.

Stefan Schmidt