Peter Fenwick

“As bolsas concedidas pela Fundação BIAL para a parapsicologia têm sido extremamente valiosas, uma vez que esta área é ignorada e subfinanciada pela maioria das entidades financiadoras. A Fundação BIAL permitiu-me avançar no meu trabalho com hospícios e estudar os detalhes do processo da morte.”

Peter Fenwick nasceu no Quénia em 1935. Frequentou a escola secundária na Inglaterra, e estudou Ciências Naturais no Trinity College, em Cambridge. Fenwick fez o seu estágio clínico no Hospital St. Thomas e graduou-se como médico em junho de 1961. Recebeu uma bolsa do Conselho de Investigação Médica para estudar eletrofisiologia e neurologia na Queen Square, a seguir mudou-se para o Hospital Maudsley e o Instituto de Psiquiatria, onde completou a sua formação psiquiátrica e mais tarde dirigiu as Unidades de Epilepsia e Sono.

Interessou-se pela eletroencefalografia e publicou vários artigos nesta área. Foi nomeado para a Unidade de Neurofisiologia Clínica do Hospital Especial de Broadmoor para criminosos violentos e esteve envolvido no caso Sullivan, que definiu a lei do automatismo e a esclareceu depois relativamente ao sonambulismo.

Peter Fenwick começou a meditar na época em que Maharishi trouxe a meditação para o ocidente e publicou muitos dos primeiros artigos científicos nesta área. O seu interesse pela parapsicologia decorreu do seu trabalho sobre consciência e experiências de quase morte, o que o levou a examinar o processo da morte. Recebeu vários prémios pelo seu trabalho nestas áreas.

Peter Fenwick