António de Sousa Pereira

“Ser embaixador da Fundação BIAL é ter a responsabilidade de representar uma instituição de referência no apoio à investigação científica. Assumo este compromisso com sentido de dever, convicto da importância da U.Porto para a missão da Fundação BIAL.”

Reitor da Universidade do Porto desde 2018, depois de ter liderado o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar ao longo de 14 anos, António de Sousa Pereira dedicou toda a sua carreira à prática e ensino da Medicina.

Antes de ter sido eleito Reitor, foi médico e professor de Anatomia e membro de várias organizações nacionais e internacionais nas áreas da saúde e bem-estar. Foi membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, eleito pela Assembleia da República.

Em 2020, foi eleito presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, coordenando o órgão que as representa a nível nacional e a nível europeu.

Créditos foto: Egidio Santos/U.Porto

António de Sousa Pereira