Apoios à Investigação Científica 2024/2025

Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa
9 de outubro, 17:00

Fundação BIAL

Há 30 anos a distinguir e apoiar os que procuram avançar na ciência e no conhecimento em Portugal e no mundo.

Últimas Novidades

Não perca os nossos Destaques e Science Stories

Sobre nós

Prémios

Apoios

Simpósios

O seu cão tem competências sociais?

Estudo revela que a visualização do rosto do dono funciona como reforço social positivo para os cães. Conheça resultados intrigantes sobre o “melhor amigo do homem”.

Saber mais

Quando as experiências do tipo psicótico se tornam desadaptativas?

A evidência sugere que as experiências do tipo psicótico (ETP) existem ao longo de um continuum que progride de episódios subclínicos benignos numa extremidade a sintomas psicóticos graves na outra. Nas crianças, as ETP são comuns e tipicamente benignas, mas, em alguns casos, podem ser stressantes e desadaptativas. No âmbito do projeto de investigação 194/12 - Characterising developmental trajectories of brain function from childhood into adolescence, apoiado pela Fundação BIAL, Kristin Laurens teve como objetivo examinar se a probabilidade das ETP serem stressantes ou incapacitantes diferia em função dos sintomas patológicos coocorrentes. Observou-se que crianças com problemas concomitantes de internalização e/ou externalização tinham maior probabilidade de apresentarem ETP stressantes e/ou incapacitantes em comparação com crianças sem psicopatologia coocorrente (somente ETP). As implicações destes resultados são discutidas no artigo Increased likelihood of distressing and functionally impairing psychotic-like experiences among children with co-occurring internalising and externalising problems publicado na revista Schizophrenia Research.

Saber mais

O impacto do envelhecimento no processamento facial

No âmbito do projeto de investigação 249/16 - Healthy aging and economic decision-making: neuropsychophysiological examination of the affect-integration-motivation framework of decision-making in aging brain, apoiado pela Fundação BIAL, João Marques-Teixeira e colaboradores analisaram o impacto do envelhecimento no processamento facial. Verificaram que os adultos mais velhos, quando comparados com os jovens, ativam recursos neuronais adicionais durante a visualização de expressões faciais de emoção, bem como de estímulos não faciais (casas e canecas). O envelhecimento pode dificultar o processamento neural de expressões faciais de emoção, e essa dificuldade pode ser exacerbada durante a identificação de emoções de rostos de seus pares da mesma idade. Mais resultados estão disponíveis no artigo Effects of aging on face processing: An ERP study of the own-age bias with neutral and emotional faces publicado na revista científica Cortex.

Saber mais

Mindfulness disposicional e respostas de sobressalto

Veena Kumari, investigadora principal do projeto de investigação 92/18 – Attending mindfully: A psychophysiology study of sensory processing in meditators, apoiado pela Fundação BIAL, examinou possíveis associações entre o mindfulness enquanto traço de personalidade e a alexitimia e verificou uma associação negativa. Além disso, avaliou as respostas de sobressalto através do piscar de olhos a estímulos acústicos de intensidade variável e observou uma associação positiva entre a habituação da resposta de sobressalto e o mindfulness enquanto traço (ou seja, mais habituação em indivíduos com um alto nível de atenção plena enquanto predisposição natural). Resultados similares foram também obtidos por praticantes de mindfulness de longo prazo envolvidos em práticas de meditação leve a moderada, sugerindo estilos semelhantes de processamento de informação sensorial. Estes resultados são reportados no artigo Dispositional mindfulness, alexithymia and sensory processing: Emerging insights from habituation of the acoustic startle reflex response, publicado no International Journal of Psychophysiology.