Apoios à Investigação Científica 2024/2025

Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024

Candidaturas abertas até 31 de agosto

Bolsa de Doutoramento Nuno Grande 2022 já tem vencedor

Daniel Guimarães de Oliveira é o vencedor da Bolsa de Doutoramento Nuno Grande 2022 (BDNG), uma iniciativa da família do professor Nuno Grande, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Fundação BIAL.

A incidência de EQMs nos sobreviventes de UCIs

A equipa de investigação liderada por Charlotte Martial analisou a incidência das experiências de quase morte (EQMs) em pacientes que estiveram internados, durante pelo menos 7 dias, em unidades de cuidados intensivos (UCIs), independentemente da doença crítica a que sobreviveram. Dos 126 entrevistados, 15% reportaram ter tido uma EQM. A propensão para estados dissociativos, bem como as crenças e práticas espirituais surgiram como fortes preditores da emergência de EQMs. Estas, por sua vez, não estavam associadas de forma significativa à qualidade de vida dos pacientes avaliada passado 1 ano. Estes resultados surgem no artigo Incidence of near-death experiences in patients surviving a prolonged critical illness and their long-term impact: a prospective observational study publicado na revista científica Critical Care e derivam do projeto de investigação Characterization of “Near-Death Experiences” through the comparison of experiencers and non-experiencers’ particularities: inter-individual differences in cognitive characteristics and susceptibility to false memories, apoiado pela Fundação BIAL.

A área motora suplementar está envolvida no controle automático do comportamento?

Ignacio Obeso, investigador principal do projeto de investigação 230/18 - Unraveling the mechanisms behind automatic and emotional control: Psychophysiological, cortical excitability and functional connectivity measures, apoiado pela Fundação BIAL, pretendeu testar o possível papel direto da área motora suplementar (AMS) na inibição de respostas automáticas e voluntárias, recorrendo a duas técnicas inibitórias de estimulação cerebral não-invasiva (NIBS) aplicada na AMS, designadamente: estimulação magnética transcraniana repetitiva (rTMS) e estimulação de campo magnético estático transcraniano (tSMS). Os participantes receberam tratamento real e simulado (sham). Não se verificou um impacto relevante do tipo de tratamento (rTMS e tSMS) ou da condição (real vs. sham) nas fases de treino e de teste em tarefas de go/no go e stop signal. Os dados parecem indicar que a AMS tem um envolvimento reduzido ou indireto no controlo automático do comportamento. Estes resultados são apresentados no artigo The supplementary motor area and automatic cognitive control: Lack of evidence from two neuromodulation techniques publicado na revista científica Journal of Cognitive Neuroscience.