Apoios à Investigação Científica 2024/2025

Candidaturas abertas até 31 de agosto

Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024

Candidaturas abertas até 31 de agosto

Itália, Reino Unido, EUA e Portugal foram os países com mais projetos apoiados na edição 2022/23

Sabia que nos Apoios à Investigação Científica 2022/23 foram apoiadas 75 candidaturas de 17 países?

Desligar voluntariamente a consciência

Matthew Sacchet, investigador principal do projeto 99/20 - Beyond "mindfulness" and toward a modern science of meditative mastery and spiritual transformation, apoiado pela Fundação BIAL, estudou o estado de ausência total de consciência alcançado por alguns praticantes experientes durante a meditação. Além da ausência de qualquer experiência de tempo ou cansaço durante esse estado, os praticantes também relatam uma profunda clareza e possíveis insights após emergirem do estado de ausência de consciência induzido através da meditação.

Prémio Maria de Sousa: candidaturas abertas até 31 de maio

A Ordem dos Médicos e a Fundação BIAL estão a divulgar o Prémio Maria de Sousa 3ª edição - 2023, lançado em 2020 em homenagem à imunologista e grande investigadora portuguesa Maria de Sousa. O Prémio Maria de Sousa visa galardoar e apoiar jovens investigadores portugueses, de idade igual ou inferior a 35 anos, em projetos de investigação na área das Ciências da Saúde, incluindo obrigatoriamente um estágio num Centro Internacional de Excelência.