Apoios à Investigação Científica 2024/2025

Candidaturas abertas até 31 de agosto

Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024

Candidaturas abertas até 31 de agosto

Estados de transe e de divagação mental: diferenças cerebrais

No âmbito do projeto 72/16 - A physiological examination of full-trance channeling, apoiado pela Fundação BIAL, Helané Wahbeh avaliou as diferenças no cérebro entre os estados de transe e de divagação mental, em treze participantes que conseguiam entrar em estado de transe quando desejavam. Os resultados indicaram aumento das bandas de frequência delta e teta na região frontal e aumento da gama na região centro-parietal durante o estado de divagação mental, enquanto no estado de transe se registou aumento das bandas de frequência beta e gama na região frontal. Não foram observadas diferenças na banda alfa, nem na conectividade. No entanto, verificou-se uma relação entre a avaliação subjetiva da profundidade do estado de transe e a conectividade. Quanto mais profundo o transe menor a conectividade em todo o cérebro em todas as bandas de frequência. Para saber mais sobre este estudo, pode ler o capítulo do livro Evaluating brain spectral and connectivity differences between silent mind-wandering and trance states publicado em Progress in Brain Research.

Nomeações para o BIAL Award in Biomedicine 2023 até 30 de junho

Está a decorrer a terceira edição do prémio internacional da Fundação BIAL, o BIAL Award in Biomedicine, com nomeações abertas até 30 de junho. Com um valor de 300 mil euros, este prémio visa galardoar uma obra publicada nos últimos dez anos, de índole biomédica, com tema livre, que represente um trabalho com resultados de grande qualidade e relevância científica.

O papel do alfa nos processos atencionais

Alexander Jones e Jonathan Silas publicaram na revista Cortex o artigo Spatial attention is not affected by alpha or beta transcranial alternating current stimulation: A registered report resultante do projeto de investigação 150/16 - An investigation into the causal role of alpha oscillations in attention, apoiado pela Fundação BIAL. Recorrendo à estimulação transcraniana por corrente alternada (tACS), os investigadores testaram se há uma relação causal entre as oscilações alfa somatossensoriais e a atenção endógena e exógena e concluíram que a manipulação de alfa por tACS não afeta a atenção espacial tátil. Estes resultados parecem suportar que a atividade alfa não está causalmente envolvida na atenção.