Apoios à Investigação Científica 2024/2025

Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024

Candidaturas abertas até 31 de agosto

Luís Portela recebe Medalha de Honra de Vila Nova de Gaia

O presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, recebeu no dia 20 de junho a Medalha de Honra de Vila Nova de Gaia. O ato de atribuição foi realizado em cerimónia solene no âmbito da comemoração do Dia do Município.

O que causa interferência na memória de curto prazo?

O que causa interferência na memória de curto prazo? Procurando responder a esta questão, John E. Marsh, investigador principal do projeto de investigação 201/20 - The Control of Attentional Diversion: A Psychophysiological Approach, apoiado pela Fundação BIAL, conduziu três experiências que exploraram os efeitos da mudança na sequência da estimulação vibro-tátil na memória de curto prazo.

Atividade neural na discriminação tátil da distância

Miguel Pais-Vieira, investigador principal do projeto de investigação 95/16 - Reward modulation of tactile stimulus processing, apoiado pela Fundação BIAL, publicou o artigo Neurophysiological correlates of tactile width discrimination in humans na revista científica Frontiers in Human Neuroscience. A equipa de investigação visou descrever as mudanças gerais que ocorrem na atividade neural durante períodos de discriminação tátil da distância e de resposta motora, bem como identificar mudanças relevantes na atividade neural para o desempenho da tarefa a nível intra e inter-sujeitos. A discriminação tátil da distância foi associada a mudanças na atividade neural e conetividade envolvendo elétrodos das redes fronto-temporo-parieto-occipital, principalmente na frequência das bandas teta, alfa e beta. Redes assimétricas de elétrodos foram associadas ao desempenho na tarefa de discriminação tátil da distância a nível intra e inter-sujeitos.