Nobel da Medicina 2023 atribuído a cientistas que venceram a última edição do BIAL Award in Biomedicine

A Fundação BIAL felicita e presta homenagem a Katalin Karikó e Drew Weissman, distinguidos hoje com o Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina 2023, pelas suas descobertas que permitiram o desenvolvimento de vacinas eficazes baseadas na tecnologia de mRNA para prevenir a COVID-19.

O trabalho destes prestigiados cientistas foi reconhecido pela Fundação BIAL em 2022, tendo vencido a segunda edição do BIAL Award in Biomedicine om o artigo “Zika virus protection by a single low-dose nucleoside-modified mRNA vaccination”, publicado na revista Nature.

O BIAL Award in Biomedicine 2021, no valor de 300 mil euros, distinguiu o notável trabalho de Karikó, Weissman e de mais 35 co-autores. O artigo científico premiado constituiu um avanço importante da tecnologia de mRNA para criação de vacinas e foi publicado em 2017, ainda antes da pandemia.

Drew Weissman esteve em Portugal na cerimónia de entrega, deixando-nos o seu testemunho a que pode assistir aqui. Saiba tudo sobre a cerimónia de entrega aqui.