Prof. Fernando Lopes da Silva

A Fundação BIAL manifesta profundo pesar pela passagem do Prof. Fernando Lopes da Silva, um dos mais notáveis neurocientistas das últimas décadas, a nível mundial.

O Prof. Fernando Lopes da Silva marcou o percurso e a história da Fundação BIAL, tendo tido um papel fundamental no reconhecimento e na afirmação da instituição. Era Presidente do Conselho Científico da Fundação BIAL, de que era membro desde 1997. Integrou a Comissão Organizadora dos Simpósios Aquém e Além do Cérebro a partir de 2003 e foi seu Presidente entre 2009 e 2016. Assumiu, em 2018, a presidência do júri do BIAL Award in Biomedicine, prémio criado naquela altura, com o objetivo de distinguir uma obra publicada nos últimos dez anos, de índole biomédica, que traduza um trabalho com resultados de grande qualidade e relevância científica.

Luís Portela, Presidente da Fundação BIAL, destaca aquele que considera “uma grande referência na área das Neurociências, um ser humano fantástico e um amigo querido”.

O Conselho de Administração da Fundação BIAL decidiu não substituir o Prof. Fernando Lopes da Silva, enquanto Presidente do Júri do BIAL Award in Biomedicine 2019, passando as funções da presidência a serem desempenhadas pela Vice-Presidente, Prof. Maria do Carmo Fonseca.

Notável investigador no estudo da eletrofisiologia do cérebro, epilepsia e interfaces cérebro-computador, o Prof. Lopes da Silva desenvolveu uma carreira brilhante como cientista e como professor.

Em 1959, concluiu o curso de medicina na Universidade de Lisboa. Recebeu uma bolsa de estudos da Fundação Gulbenkian e mudou-se para o Reino Unido, em 1962, onde teve formação em neurofisiologia no Medical Research Institute e fez uma pós-graduação em “Engenharia e Física para fisiologistas ” no Imperial College da Universidade de Londres.

Em 1965, ingressou no Institute of Medical Physics, associado à Universidade de Utrecht, na Holanda. Doutorou-se naquela universidade em 1970 e, em 1980, foi nomeado professor titular de Fisiologia Geral na Faculdade de Ciências da Universidade de Amsterdão. Em 1985, foi eleito membro da Netherlands Royal Academy of Arts and Sciences, tendo, em 1993, sido nomeado membro da Scientific Directorate of the Graduate School of Neurosciences Amsterdam.

Desde 1995 até à sua jubilação, em 2000, o Prof. Fernando Lopes da Silva foi diretor científico do Institute for Epilepsy of The Netherlands. Também em 2000, começou a lecionar na Faculdade de Medicina de Lisboa, em 2001 tornou-se professor emérito da Universidade de Amesterdão e em 2005 foi nomeado coordenador científico do programa de Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Foi distinguido como Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Lisboa e do Porto, com o Prémio Universidade de Coimbra, como Cavaleiro da Ordem do “Nederlandse Leeuw”, pela Rainha da Holanda, e como Grande Oficial da Ordem de Santiago da Espada, pelo Presidente da República Portuguesa, em 2000, em cerimónia que teve lugar durante o 3º Simpósio da Fundação BIAL.

Prof. Fernando Lopes da Silva