14º Simpósio
“Aquém e Além do Cérebro”

3 a 6 de abril 2024
Inscrições abertas

Candidaturas abertas

Candidaturas abertas

Apoios à Investigação Científica

Nas áreas da Psicofisiologia e Parapsicologia

Vai escolher o de sempre ou arriscar?

Escolhemos sempre o mesmo caminho de regresso a casa, mas um dia decidimos arriscar um percurso alternativo. O que nos leva a tomar esta decisão?

Sonhar enquanto se dorme e “sonhar acordado”: diferenças e semelhanças

Sabia que os sonhos “diurnos” refletem acontecimentos dos dois dias anteriores, enquanto os sonhos “noturnos” se assemelham a um enredo de ficção?

Artigo publicado na revista “Brain Research”

João Filipe Oliveira e equipa, no âmbito de dois projetos de investigação apoiados pela Fundação BIAL, designadamente, “207/14 - The role of astrocytes in complex cognitive processing” e “37/18 - Decoding the neuron-astrocyte dialogue that supports cognitive processing”, publicaram o artigo de revisão Astrocyte signaling impacts the effects of human bone marrow mesenchymal stem cells secretome application into the hippocampus: A proliferation and morphometrical analysis on astrocytic cell populations na revista Brain Research.

Investigação na imunoterapia do cancro vence 1ª edição do novo prémio da Fundação BIAL no valor de 300 mil euros

Um trabalho de investigação liderado pelo imunologista português Caetano Reis e Sousa, do Laboratório de Imunobiologia do Francis Crick Institute, em Londres, venceu a primeira edição do BIAL Award in Biomedicine. O prémio instituído pela Fundação BIAL tem um valor de 300 mil euros e visa reconhecer o que de mais notável e relevante tem sido descoberto na área biomédica.

Investigadores apoiados pela Fundação BIAL publicam na revista “Trends in Cognitive Sciences”

No âmbito do projeto de investigação Characterization of “Near-Death Experiences” through the comparison of experiencers and non-experiencers’ particularities: inter-individual differences in cognitive characteristics and susceptibility to false memories, apoiado pela Fundação BIAL, a equipa de investigação, liderada por Steven Laureys, publicou o artigo Near-Death Experience as a Probe to Explore (Disconnected) Consciousness na revista Trends in Cognitive Sciences.