Apoios à Investigação Científica 2024/2025

Candidaturas abertas até 31 de agosto

Candidaturas abertas até 31 de maio

Candidaturas abertas até 31 de agosto

Identificação de molécula envolvida na extinção do medo abre caminho a novas terapias para a ansiedade

Descoberta de mediador responsável pela alteração das memórias de medo pode contribuir para a criação de novas terapias para o tratamento da ansiedade.

Será que a cegueira afeta o modo como avaliamos se uma emoção é autêntica ou fingida?

Resultados indicaram que participantes que se tornaram cegos mais tardiamente tiveram pior desempenho na avaliação da autenticidade emocional.

Experiências subjetivas de morte pessoal induzidas pela Ayahuasca

Investigadores analisaram estudos sobre experiências autorrelatadas relacionadas com a sensação de morte durante cerimónias de ayahuasca.

Bolsa de Doutoramento Nuno Grande 2023 já tem vencedor

O estudante do programa doutoral em Ciências Médicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), João Moura, foi o vencedor da segunda edição da Bolsa de Doutoramento Nuno Grande (BDNG) com um projeto de investigação sobre encefalites.

Fundação BIAL abre candidaturas para Apoios à Investigação Científica

Com o objetivo de incentivar o estudo científico do ser humano, tanto do ponto de vista físico como espiritual, a Fundação BIAL abre um novo concurso de Apoios à Investigação Científica nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia.

14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”: inscrições abertas

Já abriram as inscrições para o 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, que vai debater o tema "Criatividade", entre 3 e 6 de abril, no Porto.