INSCRIÇÕES ABERTAS!

Bestseller de Luís Portela lançado em audiolivro

O bestseller “Ser Espiritual - Da Evidência à Ciência”, da autoria do Presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, está agora disponível em versão audiolivro. Nesta versão falada do livro, com narração a cargo do autor, Luís Portela cruza os saberes tradicionais com os resultados da investigação científica recente e sugere um prévio despojamento de conceitos e preconceitos para que o leitor possa perspetivar o Universo a partir do seu eu espiritual de uma forma harmoniosa, consistente e útil.

Novos mecanismos de prevenção da agregação da proteína tau

No âmbito do projeto 343/14 - Proteotoxic insults and synaptic dysfunction in the aging brain, financiado pela Fundação BIAL, a equipa de investigação liderada por Cláudio Gomes publicou o artigo “Dynamic interactions and Ca2+-binding modulate the holdase-type chaperone activity of S100B preventing tau aggregation and seeding” na revista Nature Communications.

A realização simultânea de múltiplas tarefas e a memória de trabalho

“A realização simultânea de múltiplas tarefas exige um nível de processamento superior ao mero somatório do processamento exigido no desempenho de várias tarefas de forma isolada” foi uma das conclusões do artigo “The working memory costs of a central attentional bottleneck in multitasking”, da autoria de Andre Szameitat e colaboradores, publicado na revista Psychological Research, no âmbito do projeto 142/16 - Gender differences in physiological correlates of multitasking, apoiado pela Fundação BIAL.