Conferência 30 ANOS +

INSCRIÇÕES ABERTAS!
Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa
9 de outubro, 17:00

Serão os animais capazes de detetar mudanças musicais?

Juan Toro, apoiado pela Fundação BIAL no âmbito do projeto 13/18 - Biological bases of music cognition, concluiu, em roedores, que estes eram capazes de detetar alterações no pitch, tempo, e timbre.

Serão os sonhos lúcidos uma mistura entre o estar acordado e o dormir?

Benjamin Baird, apoiado pela Fundação BIAL no âmbito do projeto 334/18 - Inducing lucid dreams with optimized sensory cues, concluiu que os sonhos lúcidos são mais do que uma mistura entre o estar a dormir e o estar acordado, com um padrão EEG característico.

Será que a meditação mindfulness beneficia a memória?

Aviva Berkovich-Ohana, apoiado pela Fundação BIAL no âmbito do projeto 191/20 – Understanding the brain mechanisms of death-denial for fostering mindfulness-based existential resilience, concluiu que a prática de meditação mindfulness é benéfica para o desempenho da memória declarativa. O artigo que detalha estes resultados “Enhanced declarative memory in long-term mindfulkness practitioners” foi publicado na revista científica Psychological Research.