Apoios à Investigação Científica 2024/2025

Candidaturas abertas até 31 de agosto

Candidaturas abertas até 31 de maio

Candidaturas abertas até 31 de agosto

Vai escolher o de sempre ou arriscar?

Escolhemos sempre o mesmo caminho de regresso a casa, mas um dia decidimos arriscar um percurso alternativo. O que nos leva a tomar esta decisão?

Sonhar enquanto se dorme e “sonhar acordado”: diferenças e semelhanças

Sabia que os sonhos “diurnos” refletem acontecimentos dos dois dias anteriores, enquanto os sonhos “noturnos” se assemelham a um enredo de ficção?

Resultados de projeto apoiado pela Fundação BIAL apresentados na revista “Neuron”

Foi publicado o artigo Postingestive Modulation of Food Seeking Depends on Vagus-Mediated Dopamine Neuron Activity na revista Neuron, no âmbito do projeto de investigação 176/10 - Dopaminergic regulation of dietary learning in humans and rodents, financiado pela Fundação BIAL e coordenado por Albino Oliveira-Maia.

Investigadores apoiados pela Fundação BIAL publicam na revista “The Journal of Headache and Pain”

Isabel Pavão Martins e colaboradores publicaram no âmbito do projeto de investigação 63/10 - Mindful ageing. Avoiding age related cognitive decline, apoiado pela Fundação Bial, o artigo Cognitive aging in migraine sufferers is associated with more subjective complaints but similar age-related decline: a 5-year longitudinal study na revista científica The Journal of Headache and Pain.

“Cell Reports” apresenta resultados de projeto apoiado pela Fundação BIAL

A equipa de investigação do projeto 253/14 - The impact of lipid signaling modulation in cognition, liderada por Tiago Gil Oliveira, publicou na revista Cell Reports um artigo intitulado Phospholipase D1 Ablation Disrupts Mouse Longitudinal Hippocampal Axis Organization and Functioning.