Vai escolher o de sempre ou arriscar?
Escolhemos sempre o mesmo caminho de regresso a casa, mas um dia decidimos arriscar um percurso alternativo. O que nos leva a tomar esta decisão?
Sonhar enquanto se dorme e “sonhar acordado”: diferenças e semelhanças
Sabia que os sonhos “diurnos” refletem acontecimentos dos dois dias anteriores, enquanto os sonhos “noturnos” se assemelham a um enredo de ficção?
O seu cão tem competências sociais?
Estudo revela que a visualização do rosto do dono funciona como reforço social positivo para os cães. Conheça resultados intrigantes sobre o “melhor amigo do homem”.
O desempenho motor pode ser previsto?
No âmbito do projeto de investigação 347/18 - Driving synaptic plasticity in motor-to-visual neural pathways to enhance action prediction, apoiado pela Fundação BIAL, Alessio Avenanti publicou o artigo Neurophysiological Markers of Premotor–Motor Network Plasticity Predict Motor Performance in Young and Older Adults na revista científica Biomedicines. O estudo teve como objetivo avaliar se a plasticidade nos circuitos pré-motores prediz capacidades motoras manuais em jovens e idosos. Foram registadas as alterações nos potenciais evocados motores (PEM) durante um protocolo de estimulação magnética transcraniana (EMT), funcionando como um indicador da plasticidade da rede do córtex pré-motor ventral (PMv) e do córtex motor primário (M1). Os resultados indicam menor desempenho motor e menor plasticidade da rede PMv-M1 em adultos idosos. Adicionalmente, sugerem que os índices fisiológicos de plasticidade da rede PMv-M1 preveem a destreza e a velocidade das mãos em jovens e idosos saudáveis.
Luís Portela recebe Medalha de Honra de Vila Nova de Gaia
O presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, recebeu no dia 20 de junho a Medalha de Honra de Vila Nova de Gaia. O ato de atribuição foi realizado em cerimónia solene no âmbito da comemoração do Dia do Município.
O que causa interferência na memória de curto prazo?
O que causa interferência na memória de curto prazo? Procurando responder a esta questão, John E. Marsh, investigador principal do projeto de investigação 201/20 - The Control of Attentional Diversion: A Psychophysiological Approach, apoiado pela Fundação BIAL, conduziu três experiências que exploraram os efeitos da mudança na sequência da estimulação vibro-tátil na memória de curto prazo.
A Fundação BIAL assume a responsabilidade pelos conteúdos do seu site. Ao clicar em "Continuar", em baixo, entrará num website externo à Fundação BIAL e fora do seu âmbito de responsabilidade.