A representação neuronal da utilização de utensílios

Stéphanie Rossit, apoiada pela Fundação BIAL no âmbito do projeto 184/14 – Decoding neural representations of human tool use from fMRI response patterns, identificou as representações neuronais da forma como os seres humanos tipicamente utilizam utensílios. Além disso, o estudo demonstrou que estas representações acontem mesmo quando o desempenho da tarefa não requer processamento semântico. O artigo que detalha estes resultados “The role of the anterior temporal cortex in action: Evidence from fMRI multivariate searchlight analysis during real object grasping” foi publicado na revista científica Scientific Reports.

Como é que o contacto visual afeta a sincronização cerebral?

Caroline Di Bernardi Luft, apoiada pela Fundação BIAL no âmbito do projeto 138/18 – The neural signatures of leadership: Two-brain directed synchronization during eye-contact, demonstrou que o contacto visual afeta a frequência e a direção da sincronização cerebral, e que esta sincronização difere entre díades. O artigo que detalha estes resultados “Social synchronization of brain activity increases during eye-contact” foi publicado na revista científica Communications Biology.

Patrícia Teixeira Lopes é a nova administradora não executiva da Fundação BIAL

A Fundação BIAL passa a integrar, para o quadriénio 2022-2025, Patrícia Teixeira Lopes como vogal não executiva do Conselho de Administração...