Apoios à Investigação Científica 2024/2025

Candidaturas abertas até 31 de agosto

Candidaturas abertas até 31 de maio

Candidaturas abertas até 31 de agosto

As flutuações de humor impactam na confiança quando tomamos decisões?

Estudo revela que na população adulta saudável as flutuações de humor não interferem com a confiança na tomada de decisões.

Relação entre bruxismo do sono, insónia e ansiedade

Investigadores concluíram que o bruxismo do sono não tem associação direta com a insónia, mas a ansiedade pode ser fator de ligação entre estes distúrbios.

QI e o nível socioeconómico podem interferir na fluência de leitura das crianças?

Investigadores descobriram que QI não interfere com a disfluência da leitura em crianças, ao contrário do nível socioeconómico.

Ordem dos Médicos e Fundação BIAL entregam 3ª edição do Prémio Maria de Sousa

A cerimónia de entrega da terceira edição do Prémio Maria de Sousa decorreu no dia 16 de novembro no Teatro Thalia, em Lisboa, e contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, a presidir à sessão, da Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira. Os cinco vencedores, todos jovens investigadores em ciências da saúde, são Inês Alves (i3S, U.Porto), Nuno Dinis Alves (ICVS, U.Minho), Catarina Palma dos Reis (CHULC - Maternidade Dr. Alfredo da Costa, Lisboa), João Neto (i3S, U.Porto) e Sara Calafate (ICVS, U.Minho).

Assinatura eletrofisiológica das cessações

O artigo Investigation of advanced mindfulness meditation “cessation” experiences using EEG spectral analysis in an intensively sampled case study publicado na revista científica Neuropsychologia examina a assinatura neural das “cessações” (ausência momentânea de consciência) durante a meditação mindfulness. O estudo, liderado por Matthew Sacchet e desenvolvido no âmbito do projeto de investigação 99/20 - Beyond "mindfulness" and toward a modern science of meditative mastery and spiritual transformation, apoiado pela Fundação BIAL, demonstrou que a diminuição da magnitude da potência na banda alfa do EEG iniciou-se 40 segundos antes das cessações e foram das mais baixas imediatamente após as cessações. A análise deste resultado à luz da região de interesse (ROI) revelou que a diminuição na banda alfa foi mais pronunciada nas regiões occipital e parietal do cérebro e que foi diminuindo linearmente durante toda a duração da pré-cessação.

Quais são os preditores da aliança terapêutica?

No âmbito do projeto de investigação 178/12 - How collaboration in psychotherapy becomes therapeutic: a study of interactive and psychophysiological processes in good and poor outcome cases, apoiado pela Fundação BIAL, Eugénia Pereira e colaboradores publicaram o artigo Data mining techniques in psychotherapy: applications for studying therapeutic alliance na revista científica Scientific Reports. Aplicando técnicas de exploração de dados e de aprendizagem automática (AA), o estudo pretendia identificar os fatores que impactam significativamente a força da aliança terapêutica (AT) entre clientes e psicoterapeutas. Os resultados demonstraram que a frequência cardíaca (FC) do terapeuta estava associada de forma negativa com a AT do terapeuta. Por outro lado, a atividade eletrodérmica (EDA) emergiu como a característica biológica mais influente na previsão da AT no cliente, mas não no terapeuta. Assim, os resultados do algoritmo AA documentam a importância diferencial das variáveis fisiológicas no terapeuta e no cliente (FC e EDA, respetivamente), para a previsão da AT, sugerindo diferentes experiências para a díade durante as sessões de terapia e com diferentes mecanismos neurofisiológicos subjacentes.