Apoios à Investigação Científica 2024/2025

Candidaturas abertas até 31 de agosto

Candidaturas abertas até 31 de maio

Candidaturas abertas até 31 de agosto

Vai escolher o de sempre ou arriscar?

Escolhemos sempre o mesmo caminho de regresso a casa, mas um dia decidimos arriscar um percurso alternativo. O que nos leva a tomar esta decisão?

Sonhar enquanto se dorme e “sonhar acordado”: diferenças e semelhanças

Sabia que os sonhos “diurnos” refletem acontecimentos dos dois dias anteriores, enquanto os sonhos “noturnos” se assemelham a um enredo de ficção?

Brain Sciences - Prémio Jovem Investigador 2020

Olivia Gosseries, investigadora principal do projeto 261/18 - Phenomenological experience and neurophysiological correlates of shamanic trance in healthy individuals, financiado pela Fundação BIAL, foi uma das vencedoras do Prémio Jovem Investigador 2020 da revista Brain Sciences.

Ana João Rodrigues recebe bolsa ERC

Ana João Rodrigues, investigadora do ICVS da Escola de Medicina da Universidade do Minho e investigadora principal do projeto 30/16 - Exploring the neural basis of motivation, financiado pela Fundação BIAL, recebeu a prestigiada bolsa de investigação da European Research Council no valor de dois milhões de euros para compreender melhor como é que o nosso cérebro codifica o prazer e a aversão.

Recuperação da linguagem após um AVC perinatal

Antoni Rodriguez-Fornells, investigador principal do projeto “244/14 - Induced brain plasticity after perinatal stroke: structural and functional connectivity”, financiado pela Fundação BIAL, publicou o artigo Signatures of brain plasticity supporting language recovery after perinatal arterial ischemic stroke na revista Brain & Language.