14º Simpósio
“Aquém e Além do Cérebro”

3 a 6 de abril 2024
Inscrições abertas

Candidaturas abertas

Candidaturas abertas

Apoios à Investigação Científica

Nas áreas da Psicofisiologia e Parapsicologia

Vai escolher o de sempre ou arriscar?

Escolhemos sempre o mesmo caminho de regresso a casa, mas um dia decidimos arriscar um percurso alternativo. O que nos leva a tomar esta decisão?

Sonhar enquanto se dorme e “sonhar acordado”: diferenças e semelhanças

Sabia que os sonhos “diurnos” refletem acontecimentos dos dois dias anteriores, enquanto os sonhos “noturnos” se assemelham a um enredo de ficção?

Como é que o cérebro controla determinadas ações?

Stephanie Rossit, investigadora principal do projeto 184/14 - Decoding neural representations of human tool use from fMRI response patterns, financiado pela Fundação BIAL, publicou o artigo Hand-selective visual regions represent how to grasp 3D tools: brain decoding during real actions na revista Journal of Neuroscience e realizou uma reportagem sobre o tópico no The Conversation UK.

Como é que o stress influencia a cognição social?

A equipa de investigação do projeto 72/18 - Temperamental influences on social cognition under stress, coordenado por Frederike Beyer, publicou na revista Stress: The International Journal on the Biology of Stress o artigo Regulating interpersonal stress: the link between heart-rate variability, physical exercise and social perspective taking under stress.

A Fundação BIAL é percecionada como “Visionária”

Sabia que alguns dos investigadores apoiados pela Fundação BIAL descrevem-na como “Visionária”?