Etzel Cardeña

“Estou envolvido com a Fundação BIAL em várias funções e há muitos anos. A Fundação BIAL teve a coragem de apoiar estudos científicos sobre psi (e psicofisiologia), pelos quais merece a nossa gratidão e admiração. Além disso, os membros da Fundação não são apenas extremamente competentes, mas amigáveis e calorosos.”

Etzel Cardeña nasceu e foi criado no México, obteve graus avançados no Canadá e nos EUA e foi pós-doutorando na Universidade de Stanford. Etzel Cardeña é detentor da Cátedra Thorsenem Psicologia na Universidade de Lund, na Suécia, onde dirige o Centre for Research on Consciousness and Anomalous Psychology (CERCAP). As suas áreas de investigação incluem alterações de consciência e experiências incomuns ou anómalas (incluindo fenómenos psi), processos dissociativos e reações pós-traumáticas agudas, a neurofenomenologiada hipnose e experiências anómalas e o fluxo de consciência durante a vigília e estados alterados.

Cardeña tem cerca de 400 publicações, algumas nas principais revistas de psicologia e disciplinas relacionadas, e o seu trabalho foi divulgado em vários meios de comunicação, incluindo o New York Times, New Yorker e BBC. Várias organizações profissionais premiaram as suas contribuições empíricas, teóricas, históricas e pedagógicas, e a sua investigação foi financiada por organizações nos EUA, Suécia e Portugal. Ele é o editor fundador do Journal of Anomalous Experience and Cognition. Cardeña também trabalhou profissionalmente no teatro como diretor, ator e dramaturgo.

Etzel Cardeña