Chris Roe

“Como a parapsicologia está preocupada com experiências que parecem contradizer a nossa compreensão usual de como o mundo físico funciona, não são priorizadas para financiamento de fontes convencionais. No entanto, estas experiências prometem revelar algo fundamental sobre o que é ser um Ser Humano. Estamos imensamente gratos à Fundação BIAL pela sua coragem e arrojo em rejeitar a mentalidade de rebanho e apoiar publicamente este importante trabalho."

Chris Roe é formado em Ciências Biológicas pela Universidade de Edimburgo. Foi membro da Unidade de Parapsicologia Koestler durante os seus estudos de doutoramento em leitura fria como explicação para demonstrações de mediunidade. Em 1995 ingressou na Universidade de Northampton e criou um grupo de investigação que é hoje um dos maiores centros mundiais de trabalho em parapsicologia. Foi distinguido com uma cátedra em Psicologia em 2012.

Roe desempenhou o cargo de presidente da Parapsychological Association e da Society for Psychical Research, e de presidente da Secção de Psicologia Transpessoal da British Psychological Society.

Os seus interesses de investigação centram-se na fenomenologia da experiência paranormal, particularmente no que diz respeito ao bem-estar, à psicologia da crença paranormal e do engano, bem como a abordagens experimentais para testar alegações de perceção extra-sensorial e psicocinese, particularmente quando envolvem fatores psicológicos.

Recentemente os seus trabalhos de investigação abordam a relação entre estados alterados de consciência e experiência psíquica. Publicou mais de 125 artigos em revistas científicas e capítulos de livros e fez mais de 200 apresentações em conferências.

Chris Roe