Prémio Excelência na Liderança da Exame atribuído a Luís Portela

O presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, foi distinguido pela revista Exame com o Prémio de Excelência na Liderança pelo seu contributo para a economia portuguesa, em particular pelo seu trabalho de líder da BIAL durante mais de 40 anos.

A cerimónia de entrega do prémio teve lugar no dia 17 de janeiro em Lisboa, no âmbito da 33.ª edição da conferência da Exame, que visa distinguir as 500 Maiores & Melhores Empresas portuguesas.

Luís Portela recebeu o prémio pelas mãos de Luís Delgado, líder do grupo TrustinNews. Ao discurso do presidente da Fundação BIAL, seguiu-se uma conversa em palco com Mafalda Anjos, diretora da Visão, sob o tema “O que faz um líder”.

Luís Portela nasceu em 1951 no Porto, onde se licenciou em Medicina. Exerceu atividade clínica no Hospital de São João durante três anos e foi docente da Universidade do Porto durante seis anos. Cedo deixou a carreira médica e universitária para se dedicar à gestão da empresa da sua família, a BIAL. Iniciou a atividade empresarial com 21 anos e aos 27 assumiu a presidência executiva da empresa (1979-2011), tendo depois passado a presidente não executivo (2011-2021). Sob a sua presidência, BIAL tornou-se a primeira empresa farmacêutica internacional de inovação de origem portuguesa, operando atualmente em cerca de 60 países.

Em 1994 criou, conjuntamente com BIAL e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a Fundação BIAL, tendo como objetivo incentivar a investigação centrada sobre o ser humano, tanto sob o ponto de vista físico como espiritual. Personalidade com assinaláveis contributos no âmbito da sociedade civil, Luís Portela foi distinguido inúmeras vezes, destacando-se as três condecorações do Estado Português, como Comendador da Ordem do Mérito, Grã-Cruz da Ordem do Mérito e Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, e os quatro doutoramentos Honoris Causa, pelas Universidades de Cádis, Porto, Coimbra e Lisboa. Publicou dez livros, entre os quais os best sellers “Ser Espiritual” e “Da Ciência ao Amor”.

Em 2021 retirou-se da vida profissional, para se dedicar à Fundação BIAL, a que preside, à leitura, à escrita e à família.

A Exame e a Trust in News destacam em cada ano uma personalidade portuguesa que tenha sobressaído na área económica, particularmente pela sua liderança empresarial. Luís Portela é o vencedor da edição de 2022 deste prémio, que conta com 12 edições e já distinguiu personalidades como Belmiro de Azevedo, Alexandre Soares dos Santos, António Mota, Rui Nabeiro, entre outros.

No âmbito da cerimónia de entrega foi publicada uma entrevista de vida a Luís Portela, pela jornalista Cesaltina Pinto, integrada numa edição especial da revista Exame.

Ler notícia da Exame aqui.

Rever cerimónia de entrega aqui.

Créditos fotos: Marco Borga/Exame