ICBAS e Fundação BIAL promovem a Bolsa de Doutoramento Nuno Grande 2022

A Fundação BIAL, em parceria com Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), promove a Bolsa de Doutoramento Nuno Grande 2022, em homenagem ao prestigiado médico, investigador e professor que fundou o ICBAS e esteve ligado à Fundação durante mais de 20 anos.

Criada para apoiar os trabalhos de investigação nas áreas das Ciências Fundamentais, a Bolsa de Doutoramento Nuno Grande 2022, com o valor de 25 mil euros, visa promover a aquisição de competências académicas diferenciadoras para o ensino da Medicina dos médicos que, colaborando no ensino, estejam ou pretendam desenvolver os seus estudos no âmbito do Programa Doutoral em Ciências Médicas ministrado no ICBAS.

A iniciativa da criação da nova Bolsa partiu da família de Nuno Grande, pela pessoa da filha Cristina Grande, e contou desde logo com o apoio do ICBAS e da Fundação BIAL. Foi anunciada no dia do 47º aniversário do ICBAS, que dedicou a celebração ao seu fundador Nuno Grande, tendo sido ainda eleito pela Universidade do Porto como a Figura Eminente para 2022.

Nuno Grande esteve ligado à génese da constituição da Fundação BIAL, onde exerceu o cargo de administrador desde a sua criação em 1994 até 2007, tendo ajudado a redigir os próprios estatutos, e integrou também o Júri de várias edições do Prémio BIAL desde 1984.

Luís Portela reconhece o papel marcante que o Professor teve na história da Fundação, mas assume que a relação entre ambos extravasava o âmbito institucional. “São muito poucas as pessoas a quem tenho classificado ao longo da vida de meus Mestres. Mas, indubitavelmente, o Prof. Nuno Grande foi para mim, pela sua força interior, pela sua integridade, pela forma positiva e construtiva como sabia estar na vida, pela sua capacidade de realizar e, sobretudo, pela sua capacidade de amar, um Mestre.”

Para o Presidente da Fundação BIAL faz todo o sentido a Fundação juntar-se ao ICBAS para promover esta Bolsa. “Esta é a nossa forma de homenagear este grande médico, grande professor, grande cidadão, grande chefe de família, grande amigo, mas, sobretudo, grande coração, que inspirou e continuará a inspirar várias gerações de médicos.”